Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Estética das Pernas

Uma alimentação mais saudável favorece a estética das pernas

por , 10/06/2010

Uma dieta alimentar de boa qualidade, nutritiva, saborosa, energética, rica em fibras e sem toxinas, para uma melhor estética

Para uma dieta alimentar de boa qualidade, nutritiva, saborosa, energética, rica em fibras e sem toxinas, é necessário ter sempre em mente que tudo que ingerimos deve ser bem percebido antes de ser consumido

Mantendo a atenção para um pouco além dos aspectos físicos dos alimentos, verificando a procedência, validade, métodos de armazenamento, embalagens e assepsia no preparo teremos mais condição de assegurar que o alimento estamos consumindo será saudável ao nosso organismo.

Com o máximo de informações confiáveis sobre o alimento a ser consumido, devemos ainda tomar conhecimento da composição dos produtos industrializados, principalmente relacionada ao conteúdo de corantes e conservantes. De posse destas informações, tente alimentar-se de modo tranqüilo, mastigue devagar e sinta o sabor dos alimentos, para absorver integralmente seu teor nutritivo.

Como podemos montar um bom cardápio?

Para montar um cardápio adequado ao seu desenvolvimento e necessidades orgânicas, considerando de modo importante a percepção do seu paladar e suas preferências degustativas, será enriquecedor adquirir algumas noções sobre os três grupos básicos de alimentos:

Os energéticos (doces )

Os construtores (peixes)

Os reguladores (legumes)

Uma refeição completa deve conter pelo menos um alimento de cada um destes grupos. Faça das sugestões abaixo uma conduta padrão para compor de modo saudável seu cardápio:

Procure alimentar-se tranqüilamente: evite ambientes tumultuados e barulhentos.
Dê preferência aos grelhados. Evite as frituras.

No café da manhã, coma sempre uma fruta (da época) e/ou suco. Diminua o consumo de lacticínios, principalmente os mais gordurosos.

No jantar, dê preferência aos alimentos mais leves. Evite massas, feijão e sementes de casca fina, que favorecem a formação de gases intestinais.

Organize seu prato de forma simpática, procurando deixá-lo com uma forma que lhe agrade também visualmente. Um prato bem arrumado dá mais motivação para a sua refeição.

Quanto à quantidade de alimentos, lembre-se que ela tem muito a haver com seu estado emocional. Se estiver tenso ou agitado, é bem provável que coloque uma quantidade maior de alimento em seu prato ou diferente daquela exigida por suas reais necessidades. Quando estiver deprimido ou desanimado, provavelmente irá colocar uma quantidade insuficiente. Se estiver em equilíbrio emocional e concentrado apenas no momento de sua refeição, certamente a quantidade ingerida estará mais próxima às suas necessidades orgânicas.

Evite ao máximo a ingestão de líquidos durante as refeições, principalmente os gaseificados.

Para uma mastigação satisfatória, é necessária atenção ao ato de comer. Procure perceber a consistência dos alimentos e, a partir desta percepção, realizar uma mastigação suficiente para uma digestão regular. Esteja, portanto, concentrado no momento de sua alimentação: simplesmente coma e deixe os seus sentidos interagirem, transformando e tornando tudo bem mais prazeroso. Se optar por uma sobremesa, coma-a mais devagar, ainda apurando os aromas, o doce, a temperatura, a maciez e tudo que lhe proporcione maior prazer, sem abusar da quantidade.

Imediatamente após alimentar-se, dê uma parada em suas tarefas diárias, principalmente as atividades estressantes, para que sua digestão não seja prejudicada. Faça um pequeno repouso, uma caminhada leve ou mantenha uma conversa amena para relaxar. Desta forma, você fica em condições de digerir melhor os alimentos conseguindo, assim, absorver melhor os nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do seu organismo.

Na montagem de seu cardápio semanal, também devem ser considerados como fatores importantes as condições climáticas do local onde você vive, seu nível de colesterol, seu gasto energético diário e a qualidade de vida que se pretende obter não apenas para o momento presente mas para um futuro próximo. Tendo como meta a longevidade saudável, equilíbrio e moderação tornam-se fundamentais.

Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."


Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular.

Acompanhe-nos também pelo twitter : www.twitter.com/varizes

- Saiba mais sobre prevenção e estética vascular baixando do nosso site gratuitamente os artigos do CD Interativo Belas Pernas .

- Maiores informações sobre Angiologia e Tratamento Clínico de Doenças Vasculares mande-nos um e-mail pelo SAC ou entre em contato com as Clínicas de Varizes do Dr. Edson A Neves no do Rio de Janeiro

- O médico Angiologista Dr. Edson A. Neves (Membro Efetivo da Soc. Bras. de Angiologia e Cirurgia Vascular ) é o responsável pelo site.

- Central de atendimento e Clínica de Estética Vascular Belas Pernas :

Tel.: 021 3394 3363 (Campo Grande) - 3982 8646 (Barra - Downtown)

Visite também nosso site www.belaspernas.com.br


COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.