Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Prevenção Vascular

Prevenção para manter as varizes bem longe

por , 19/09/2010

O Exame Preventivo Vascular (EPV) deve fazer parte das medidas de controle e acompanhamento da saúde, principalmente da mulher

 Não há dúvidas de que a prevenção é sempre mais eficaz que qualquer remédio. Para se precaver contra doenças vasculares, as mulheres devem manter em o Exame Preventivo Vascular como parte das medidas de controle e acompanhamento da sua saúde. Além de estarem sempre preparadas para combater e evitar males relacionados às veias e a circulação, de quebra, afastam as varizes de suas pernas.


 Um exame físico e um Doppler Vascular – um tipo de aparelho de ultrassom – compõem o EPV. De acordo com o histórico do paciente e com as informações obtidas pelo exame clínico geral, é possível verificar o funcionamento das veias e válvulas, analisando se tudo está dentro da normalidade ou se há alguma insuficiência, que pode gerar os refluxos sanguíneos, principais formadores de varizes.


 Todo este aparato de dados permite o diagnóstico seguro da qualidade do sistema vascular. Assim, o Angiologista consegue definir se a pessoa tem pré-disposição ou não para a formação de vasos varicosos.


 Ainda há muito que se fazer para que as varizes possam ser totalmente evitadas, pois existem vários pontos com peso importante, como os fatores hereditários. A avaliação e o diagnóstico precoces, no entanto, podem ajudar a reduzir consideravelmente a incidência e os desconfortos causados por este problema.


 

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.