Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Tratamento de Varizes

Tratamento de varizes sem medo

por , 16/10/2011

Podemos tratar das varizes sem os temores de antigamente. Os métodos atuais são mais eficazes e menos prejudiciais ao paciente

A escleroterapia (aplicação nas varizes) já não causa mais aquelas manchas escuras (hipercromia ocre) e nem há mais o risco de provocar úlceras (escaras) no local da aplicação. A utilização de substâncias esclerosantes menos cáusticas reduz a probabilidade de reações alérgicas locais e sistêmicas.

É importante que o médico responsável pelo tratamento seja um especialista em angiologia para que possa avaliar com maior precisão o grau de insuficiência vascular e dar as corretas orientações, de acordo com as condições clínicas características a cada paciente. O angiologista poderá prescrever medicações, meias elásticas e demais condutas que se fizerem necessárias. E aí sim, iniciar as sessões de escleroterapia.

O paciente deve seguir à risca o “conjunto de orientações” prescritas por seu médico angiologista para que o tratamento seja eficaz, surtindo efeitos no período preestabelecido pelo especialista. É necessário, também, um pouco de paciência: como o processo de esclerose costuma ser gradual, alguns casos exigem mais de uma aplicação em uma mesma região para se obter o resultado esperado.

Pode ser até preciso que se combinem técnicas ou tipos de esclerosantes. Existem médicos, nos quais eu me incluo, que chegam até a combinar a aplicação convencional com a do tipo laser, para tentar eliminar de vez com as varizes mais resistentes.

E com este arsenal de técnicas e condutas sendo colocadas em prática, posso assegurar que até os pacientes mais receosos chegarão ao final do tratamento com a sensação de que valeu a pena suportar os pequenos desconfortos das sessões. Os resultados comprovam. Embora não possamos ainda garantir uma cura total, será percebida uma grande melhora nas condições clínicas e estéticas das pernas ao final do tratamento. Porém, com o tempo, dependendo do quadro clínico do paciente, poderão surgir novas varizes.


Assim, com base nestes critérios, trate “sem medo” de suas varizes. Lembre-se: quanto mais cedo você procurar um especialista para estabelecer o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento e compensadores os resultados.


Dr Edson A. Neves - Angiologista (Membro Efetivo da SBACV)

Adquira os nossos livros: Manual das Varizes & Belas Pernas

Locais de atendimento no RJ:

- Barra (Downtown) – Bloco 16 Cobertura 305 – 3394 3363 / 3982 8646

- Campo Grande – Rua viúva Dantas 214 Grupo 611 - 3402 1014
Visite também nosso site www.belaspernas.com.br







COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.