Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Tratamento de Varizes

Tratamento escleroterápico - Cuidados após as aplicações

por , 10/09/2010

Este tipo de tratamento requer muita interação do paciente com o Angiologista no decorrer das sessões.

O combate a varizes por meio da escleroterapia – injeção de substância esclorosante nas veias alteradas – requer muita interação entre paciente e médico, além de atenção as recomendações pós-aplicação. O bom comportamento da pessoa sob tratamento trará melhores resultados e evitará outras complicações.


 A primeira orientação é evitar a exposição ao sol por cerca de 5 dias logo após a aplicação para que não ocorram manchas escuras (hipercromia) na região em tratamento. Caso não seja possível, é fundamental utilizar bloqueador ou filtro solar para proteger o local.


A segunda restrição é com relação às atividades físicas. Elas deverão, preferencialmente, ser realizadas em dias alternados às sessões de escleroterapia, pois a estimulação muscular aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode promover hematomas e a diminuição da ação local do medicamento injetado. 


Não se deve interromper o tratamento, pois não bastam uma ou das sessões para solucionar o quadro, é preciso um acompanhamento mais longo e muita disciplina. Além disso, o paciente deve adotar hábitos de vida mais saudáveis e ter cuidado contra o estresse e descontroles emocionais. Vale lembra que o tratamento será extremamente prejudicado e menos eficaz nos pacientes fumantes. 


Toda dúvida ou sintoma que surjam no decorrer da terapia devem ser comunicados ao angiologista. Eventualmente, podem ocorrer ligeiros hematomas, edemas, coágulos e dores locais. Só o seu médico terá capacidade para avaliar o que está acontecendo e definir novas condutas para resolver os transtornos que possam aparecer.

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.