|
|
Patologias Vasculares
|
|
Tratamento do Linfedema das pernas
Os linfedemas secundários de perna podem ocorrer devido a surtos de erisipela de repetição,por exemplo. E uma de suas características é ser um edema opaco unilateral e pouco responde a medicamentos.
1/11/2009, por
Edson Amaro Neves
O Linfedema é uma patologia vascular linfática, normalmente crônica, que causa edema principalmente nos membros. Se dá por distúrbio do sistema linfático e pode ser de origem genética (linfedema primário) ou ecorrente de alguma outra patologia que promova uma obstrução dos vasos linfáticos (linfedema secundário).
Nos linfedemas secundários , podemos destacar os que acometm as mulheres que fazem cirurgia de retirada de mama, devido presença de tumor maligno. Neste caso é comum fazerem junto a retirada da massa tumoral também a retirada de linfonodos axilares para diminuir o risco de propagação de novos tumores, o que acaba dificultando o fluxo linfático e podendo gerar linfedema braço no lado da mama operada.
Os linfedemas secundários podem ocorrer na perna devido a surtos de erisipela de repetição por exemplo. E uma de suas principais características é ser um edema unilateral opaco e qe pouco responde aos medicamentos.
Para tratar um linfedema de perna e necessária uma combinação de condutas, muita dedicação por parte do paciente e do terapeuta. Normalmente o diagnóstico é o médico Angiologista que faz. Orienta as condutas clínicas, medicamentosas e profiláticas para se evitar lesões e agravações, que complicariam toda a evolução do tratamento.
Uma das principais condutas preventivas e terapêuticas do linfedema é a Drenagem Linfática Manual. Normalmente os Fisioterapeutas são os Responsáveis por aplicar esta técnica especial de massagem manual corporal e é fudamental que seja aplicada em todo o corpo do paciente e não apenas na região edemaciada.
Em nossas clínicas há 15 anos viemos aplicando uma Drenagem Linfática, tanto para portadores de linfedema como para pacientes portadores de insuficiência vascular periférica, também visando uma melhor harmonização das formas corporais devido o grande favorecimento no aumento do fluxo linfático dos membros.
Temos um vídeo demonstrativo desta drenagem no youtube e em breve incluiremos o mesmo na sessão de vídeos aqui do varizes.com.
.....
Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular.
Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."
Acompanhe-nos também pelo twitter : www.twitter.com/varizes
- Saiba mais sobre prevenção e estética vascular baixando do nosso site gratuitamente os artigos do CD Interativo Belas Pernas .
- Maiores informações sobre Angiologia e Tratamento Clínico de Doenças Vasculares mande-nos um e-mail pelo SAC ou entre em contato com as Clínicas de Varizes do Dr. Edson A Neves no do Rio de Janeiro
- O médico Angiologista Dr. Edson A. Neves (Membro Efetivo da Soc. Bras. de Angiologia e Cirurgia Vascular ) é o responsável pelo site.
- Central de atendimento e Clínica de Estética Vascular Belas Pernas :
Tel.: 021 3394 3363 (Campo Grande) - 3982 8646 (Barra - Downtown)
Visite também nosso site www.belaspernas.com.br
Veja também
Comente este artigo
|
|


|
|