Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Cirurgia Vascular

Os Avanços da Angiologia e Cirurgia Vascular

por , 16/02/2012

Uma série de condutas antes invasivas e dolorosas agora dão lugar a procedimentos menos traumáticos , com melhores e mais rápidos resultados

cirurgia de  varizesfleboscopia de varizes



 Para se ter uma idéia dessa evolução, basta observar os atuais métodos de escleroterapia (aplicações de varizes). Seus efeitos são mais rápidos e não deixam seqüelas como manchas e irritações locais. Neste procedimento são utilizadas substâncias esclerosantes (produtos injetados nas varizes) menos cáusticas , agora também sobre a forma de espuma densa.  Dispensando na maioria dos casos, até o uso daquelas faixas incômodas. 

As agulhas descartáveis utilizadas são multifacetadas e até siliconadas, tornando as aplicações bem menos dolorosas.



Ainda a escleroterapia de injeção é a de maior escolha pelos Angiologistas. Já a técnica de aplicações à laser, embora esteja evoluindo bastante, ainda tem suas limitações. Sua eficácia é notada em alguns casos, como vasos de face e em seu uso endovascular, apesar de ser mais onerosa e em alguns casos deixarem marcas hipocrômicas.

As cirurgias vasculares para as varizes de médio calibre e grosso calibre também progrediram de maneira extraordinária. No início se faziam cortes com pontos que deixavam cicatrizes; a técnica evoluiu para micro cortes. Nos dias de hoje, essas varizes são retiradas apenas com o uso de agulhas, sem necessidade de realizar incisões , na grande maioria dos casos, e sob anestesia local. 

E mais recentemente liderados pelos angiologistas europeus, principalmente na França, vem crescendo os médicos angiologistas adeptos ao uso da esclerose destas varizes de maiores calibres com a Micro Espuma Densa, em alguns casos sendo injetadas e guiadas com auxílio do Eco Color Doppler vascular.



Importante ressaltar  o uso do Doppler vascular  (ultra-som vascular), um exame não invasivo e indolor, fundamental para realização de uma avaliação clínica adequada, que permite tremendamente facilitar o diagnostico dos mais diversos tipos de patologias vasculares -  arteriais ou venosas. Alguns aparelhos mais modernos com imagens tridimencionais (Eco color Doppler) chegam a precisar a lesão com riqueza de detalhes, tornando menos complexa a ação do angiologista ou cirurgião vascular.



Para as cirurgias venosas de maior porte, como as safenectomias (retirada da veia safena), já é possível utilizar o método laparoscópico (endo venoso), técnica que avança dia a dia e já traz excelentes resultados, no que, vem fazendo a cada ano cair o número de indicações de cirurgias por arrancamento de veias varicosas. 



A Angiologia Brasileira sempre teve destaque internacional pelos seus excelentes médicos clínicos como o nosso saudoso  Prof.  Rubens Mayall, que era membro da Academia Brasileira de Medicina , fundador da nossa Sociedade de Angiologia e teve um reconhecimento internacional pelos seus inúmeros trabalhos científicos apresentados na Europa e na America do Sul , e que em alguns dos quais tive a honra de participar como colaborador e médico assistente do serviço de Angiologia da Gamboa durante 5 anos.



Importante ressaltar também , a Angiologia Carioca, que se destaca pelo primor com que médicos de nossa especialidade tratam cicrurgicamente e  clínicamente de nossos pacientes, que é o ecencial, mas, especialmente no que se refere a parte da estética vascular.

 Penso estarmos atualmente entre os médicos mais experientes do mundo na esclerose de varizes , pois tratamos de pacientes interessadíssimos em uma melhor estética, mas que estão constantemente mudando de cor de pele com os bronzeamentos e as pernas à mostra.



E desta forma, nos exige muita atenção desde a avaliação, execução , orientação e  acompanhamento constante da evolução, com regulagem das dosagens para cada paciente e muito domínio  das  técnicas escleroterápicas, que a cada ano evolui para atender às expectativas de nossas clientes. 



A meta é deixá-las, sempre que possível, saradas e com as pernas o mais  belas possível.



O importante, contudo, continua sendo aquela velha orientação de que:



    - Prevenir as varizes, o mais precocemente possível, é o melhor remédio. 

Assim que surgirem os primeiros vasos, procure informações e uma avaliação especializada com um angiologista. Siga suas orientações, e procure periodicamente, manter o controle de sua circulação fazendo uma reavaliação do seu quadro clínico. 

Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular. 



Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar." 



Acompanhe-nos também pelo twitter : www.twitter.com/varizes 

- Maiores informações sobre Angiologia e Tratamento Clínico de Doenças Vasculares mande-nos um e-mail ou entre em contato com as Clínicas de Varizes do Dr. Edson A Neves e Dr. Hugo  C. Neves -  no  Rio de Janeiro 



- O médico Angiologista Dr. Edson A. Neves (Membro Efetivo da Soc. Bras. de Angiologia e Cirurgia Vascular ) é o responsável pelo site. 



- Central de atendimento e Clínica de Estética Vascular Belas Pernas : 



Tel.: 021 3394 3363 (Campo Grande) - 3982 8646 (Barra - Downtown) 

Visite também nosso site www.belaspernas.com.br 

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.