Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves

Aneurisma

 Dilatação localizada e anormal de uma artéria ou um saco lateral comunicante cheio de sangue, que aumenta tipicamente de tamanho, acusa pulsação expansiva e apresenta um sopro. Associa-se freqüentemente a dor, sintomas de pressão, erosão de partes contíguas e sintomas de compressão.



•Os aneurismas são lesões caracterizadas por dilatações das paredes das artérias .


•Entre os tipos de aneurismas, há predominância dos aneurismas saculares, que são formados pela deficiência congênita na parede dos vasos associado aos fatores que levam ao estresse daquele vaso. Os de menor predominância são fusiformes, ou seja , geralmente são consequências de depósitos decorrentes de gordura e cálcio na parede dos vasos.


•O principal apresentação clínica é a hemorragia subaracnóidea, podem também compensar os nervos cranianos, que ocorre devido ao aumento de volume do aneurisma em regiões específicas.



•O tratamento consiste em retirar o aneurisma da circulação sanguínea, evitando desse modo a ruptura e sangramento que é fatal em 1/3 dos casos.


• O tabagismo e a hipertensão arterial são fatores de risco potencial para o desenvolvimento de aneurismas. Logo, vale ressaltar que hábitos saudáveis são extremamente importantes em várias relações clínicas, como minimizar o uso excessivo de fumar e principalmente alterar a alimentação por alimentos mais saudáveis com o auxilio de um especialistas são fontes importantes para evitar complicações futuras.