Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Doenças Vasculares

Como prevenir e tratar varizes e microvarizes das pernas?

por , 03/01/2013

É necessário descobrir qual é o tipo da variz, de pequeno, médio ou grosso calibre, para então começar uma terapia direcionada



Grande parte dos problemas circulatórios é hereditária, por isso é importante que a pessoa que já apresenta casos na família, tome alguns cuidados preventivos para não desenvolver as tão temidas varizes. Mas se o paciente já é portador desse mal, é necessário avaliar qual é o tipo da variz (pequeno, médio ou grosso calibre) para então começar uma terapia direcionada. A falta de tratamento pode agravar o problema.



Abaixo segue uma lista com sugestões que podem ser úteis tanto na prevenção, quanto no tratamento das varizes.


1 - Cuidar com o equilíbrio do corpo. As varizes podem aumentar em quantidade ou calibre conforme o aumento do peso corporal. O tratamento é mais fácil em pacientes com o peso normal, enquanto pessoas mais obesas tendem a desenvolver a doença mais rapidamente.

2 – Evitar sobrecargas, portar pesos diariamente ou fazer atividades físicas do tipo musculação ou exercícios de alto impacto. Essas atividades provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, podendo aumentar as varizes existentes.

3 – Não ficar por grandes períodos de tempo sob altas temperaturas, como no uso prolongado de saunas ou sessões de bronzeamento, ou mesmo em banhos quentes demorados, pois essas atividades também provocam uma maior dilatação dos vasos.

4 – Repousar, sempre que possível, com as pernas elevadas em relação à direção do quadril. Pode-se manter continuamente um calço nos pés da cama, de aproximadamente cinco centímetros, para favorecer o retorno venoso, já que ao deitar, os pés ficarão mais altos que o coração.

É importante lembrar que os tratamentos só devem ser feitos quando indicado por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares. A continuidade da terapia e o retorno regular para consultas também são fundamentais para que o paciente atinja bons resultados.



Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular.



          Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."



          Acompanhe-nos também pelo twitter : www.twitter.com/varizes


      

         - Central de atendimento e Clínica de Estética Vascular Belas Pernas :



Tel.: 021 3394 3363 (Campo Grande) - 3982 8646 (Barra - Downtown)





             Visite também nosso site www.belaspernas.com.br

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.