Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Dor nas Pernas

Como prevenir às varizes e manter as pernas sempre belas

por , 01/02/2013

Dicas para se prevenir às varizes , realçando a beleza e a estética das pernas

      



Dr. Edson A Neves - Clínicas Varizes.com - RJ



Grande parte dos problemas circulatórios é hereditária, por isso, é importante que a pessoa que já apresenta casos na família tome alguns cuidados preventivos, para  amenizar o desenvolvimento das tão temidas varizes.



      Se já é  paciente  portador de varizes em suas pernas, é necessário avaliar qual é o tipo da variz (pequeno, médio ou grosso calibre), como também, examinar como estão suas veias mais profundas com auxílio do fleboscópio ( o exame eco doppler vascular pode ser solicitado),  para então começar uma terapia direcionada a eliminação dos vasos varicosos. 


     A falta de tratamento preventivo adequado pode agravar o problema clínico e estético vascular, levando a necessidade de tratamentos mais prolongados e até a indicação das  cirurgias vasculares, para aqueles casos mais avançados, que não puderem ser tratadas clinicamente  com injeção desolução esclerosante. 


     Procure , assim que surgirem os primeiros vestígios de varizes, um clínico Angiologista para poder fazer de imediato o tratamento preventivo mais indicado ao seu caso. 


Abaixo segue uma lista com sugestões que podem ser úteis tanto na prevenção, quanto no tratamento das varizes. 


1 - Manter um equilíbrio corporal. As varizes podem aumentar em quantidade ou calibre conforme o aumento do peso corporal. O tratamento é mais fácil em pacientes com o peso normal, enquanto pessoas  obesas tendem a desenvolver a doença mais rapidamente associado a edemas e demais transtornos vasculares. 


2 – Evitar sobrecargas. Portar pesos diariamente ou fazer atividades físicas do tipo musculação ou exercícios de alto impacto, dependendo da predisposição às varizes, poderá provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, podendo surgir e/ou aumentar as varizes existentes. 


3 – Não ficar por grandes períodos com pouca mobilidade, sentado ou em pé parado, pois aumenta a estase venosa nas pernas provocando aumento da tensão nas veias próximo ao tornozelo. Procure sempre que possível, no decorrer de suas atividades mais paradas mover as pernas e os pés, levantar , andar  um pouco para diminuir esta tensão vascualar.


4 - Da mesma forma, evite ficar grandes períodos sob altas temperaturas, como no uso prolongado de saunas / sessões de bronzeamento, ou mesmo em banhos quentes demorados, pois essas atividades também provocam uma maior dilatação dos vasos. 


5 – Repousar, sempre que possível, com as pernas elevadas em relação a direção do quadril. Pode-se manter continuamente um calço nos pés da cama, de aproximadamente cinco centímetros, para favorecer o retorno venoso, isso deixará ao deitar os pés  mais altos que o coração, favorecendo a circulação de retorno.  Uma outra dica é utilizar o bolão , como na foto abaixo, ao final do dia é uma excelente forma de favorecer o retorno venoso e diminuir os edemas das pernas.


 




    15 minutos ao final do dia deite com as pernas relaxadas e elevadas


 É importante lembrar que os tratamentos  devem ser feitos preferencialmente por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares pora que possam devidamente, orientar e tratar suas varizes.


      A continuidade da terapia e o retorno regular para consultas e revisões de acompanhamento também são fundamentais para que o paciente atinja os bons resultados clínicos e estéticos desejados. 


..... 


      Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética  vascular.


         Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."


Barra da Tijuca - 39828646 - RJ - Campo Grande - 3394 3363


 Acompanhe-nos também pelo twitter :       www.twitter.com/varizes


Visite também nossos sites:


 www.belaspernas.com.br   e   www.angiologista.org

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.