Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Dor nas Pernas

Espuma Densa Ecoguiada no tratamento das varizes grossas

por , 07/04/2013

Desde 2010 iniciamos o tratamento de varizes com a injeção de espuma densa no vasos varicosos, com o passar do tempo fomos ampliando as sessões de injeções de espuma densa nos vasos de pequeno e médio calibre, com resultados satisfatórios. Daí nos especializamos com colegas, do Brasil e da Europa, que nos trouxeram a ecoguiada para as varizes de grosso calibre.

     Atualmente, já estamos também utilizando este tipo de esclerosante até em varizes de grosso calibre, aquelas que além de uma grande desconforto estético, costumam ser responsáveis pelas dores e peso nas pernas. Só que de forma diferenciada, ou seja, ECOGUIADA, que por ser menos invasiva (sem necessidade de cirurgias) e disnte resultados satisfatórios, vem se tornando uma tendência nas clínicas angiológicas e nós vamos ampliando as aplicações com esta forma tratamento vascular.

     O que vem a ser uma sessão de escleroterapia ECOGUIADA?

     O termo Escleroterapia ECOGUIADA se refere ao tratamento das varizes com laser ou, no nosso caso,  injeção de espuma densa com o auxílio da imagem do aparelho de ultrassom (chamado Eco Color Doppler ),  que vai norteando as injeções do esclerosante. 



  



Conforme o ultrassonografista localiza o vaso varicoso a ser tratado pelo monitor de vídeo, o angiologista vai fazendo a injeção da espuma na quantidade adequada, observando diretamente no vídeo, onde poderá visualizar desde a agulha puncionando o vaso, até a quantidade de espuma que está sendo injetada no interior da variz.



     E com esta forma de tratamento monitorado, mesmo diante de uma veia varicosa de grosso calibre, dependendo da indicação clínica de tratamento mais adequado ao caso, poderá ser tratada com a espuma densa, sem necessidade das cirurgias convencionais.



      O que é mais importante neste momento da implementação desta  forma de tratar as varizes de maior calibre, que já vem a um bom tempo sendo utilizada na França, é que está sendo possibilitado ao médico e ao paciente portador de varizes  uma outra opção de tratamento menos invasivo, e assim, facultando ao médico vascular, cirurgião ou clínico angiologista, poder  dentro de sua avaliação indicar  aos seus pacientes outra forma viáveis de tratamento seguro e eficaz.



                      Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."





 



Barra da Tijuca -  39828646    RJ - RIO    Campo Grande  - 3394 3363



 Acompanhe-nos também pelo twitter :       www.twitter.com/varizes

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.