Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Estética das Pernas

Musculação sem Varizes

por , 16/09/2010

É importante lembrar que se o indivíduo interessado em fazer musculação tiver história familiar de doenças vasculares ou possuir alguns vasos varicosos, deverá fazer uma avaliação vascular prévia , para aí sim, com as orientações do seu angiologista, poder iniciar suas aulas na academia.

Atividades físicas são normalmente bem indicadas para manter uma vida saudável. Quando realizadas de maneira prazerosa, visando, além do lúdico o estético, e a busca de uma melhor qualidade de vida, os resultados costumam ser ótimos, pois estimulam a circulação e fortalessem os musculos. 



É fundamental que os exercícios praticados sejam bem ajustados a cada indivíduo respeitando sua capacidade aeróbica , faixa etária e seu nível de treinamento. E em si tratando de musculação "sempre com a presença e observação atenta de um professor de Educação Física durante a execução das séries por ele determinadas. 


Com experiência neste assunto, pois também sou professor de Educação Física formado pela UFRJ e ex-proprietário da Academia Ginastic Center-RJ por 13 anos, tenho observado que este acompanhamento, na prática de muitos estabelecimentos não é feito de forma constante e com a exigida atenção profissional. 


É necessário, portanto, que o aluno de musculação esteja atento a importância não só de executar os exercícios o mais corretamente possível, como também de ter o acompanhamento permanente dos professores durante todo o seu treinamento para evitar ou  diminuir o risco de lesões. 


Felizmente já podemos contar com excelentes academias e professores atentos que mantêm um bom acompanhamento físico de todos alunos praticantes, durante todas as aulas, sejam eles iniciantes ou não. Desta forma fica assegurada eficácia do treinamento, contribuindo para que se atinjam os objetivos propostos. 


É importante lembrar que se o indivíduo interessado em fazer musculação tiver história familiar de doenças vasculares ou possuir alguns vasos varicosos, deverá tomar um cuidado redobrado. Neste caso, recomenda-se uma avaliação médica vascular prévia com um Angiologista experiente, que indicara a melhor prática física de acordo com suas reais condições de saúde vascular. Somente a partir de um diagnóstico e a orientação médica adequada , estará assegurado que os exercícios executados ( com ou sem sobrecarga ) não provocarão o surgimento ou o agravamento do seu quadro varicoso. 


Tenho orientado a nossos pacientes, portadores de varizes de pequeno calibre e que não apresentam insuficiência vascular  importante que, ao optarem por exercícios de musculação, utilizem menos carga e executem um número maior de repetições, ou seja, usem uma quantidade menor de pesos compensada por um maior número de repetições dos exercícios. 


Isto poderá não favorecer uma hipertrofia muscular em curto prazo, desejada por muitos, mas com certeza, não provocará o agravamento ou o surgimento de varizes. 


Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética  vascular.


       Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."


 


Barra da Tijuca -  39828646    RJ - RIO    Campo Grande  - 3394 3363


 Acompanhe-nos também pelo twitter :       www.twitter.com/varizes


 

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (1)

  • BRANCA diz: 09/11/2012 - 10:09

    nossa!!!!! amei!!!! pois tenho varizes e estou grata por esses esclarecimentos vai m ajudar muito. OBRIGADAO..