Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Prevenção Vascular

Evite as varizes com bons hábitos de vida

por , 08/02/2013

O grande desafio desses novos tempos é nos adequarmos com disciplina, bons hábitos de vida e orientação médica, para amenizarmos o surgimento das varizes ( bem como suas agravações), e de outras doenças vasculares nos membros inferiores

   caminhando na praia   



  O  desafio desses novos tempos é sabermos nos adequar a um ritmo com  menos agitação mental e com mais dinâmismo para nosso corpo, onde nossas pernas se moviementem naturalmente ajudando a bombear nossa circulação



     Temos que, dentro do possível e com disciplina, mantermos bons habitos de vida, com boa hidratação, alimentação e equilíbrio em nossas atividades físicas e mentais. 



     Sabemos que mesmo com estes cuidados não garantimos nossa saúde vascular, visto que nossas heranças hereditárias contam alto. O que se quer é evitar ao máximo o surgimento das varizes e demais patologias vasculares ( tromboses venosas e arteriais, erisipelas, aneurismas, flebites, linfedemas e úlceras ) , ou pelo menos uma forma mais rápida e eficaz de se  precaver de agravações e acabar de vez com as terríveis varizes já existentes.

     Na angiologia procuramos além de tratar, orientar uma série de medidas profiláticas para afastar ao máximo a ocorrencia destas patologias. Felizmente já se consegue com os devidos cuidados e atitudes conscientes diárias, se prevenir para preservar uma boa circulação com uma melhor saúde vascular.

     Agora, o ponto que quero abordar, quando falo destes novos tempos, é para o momento que estamos atravessando. É só observarmos o nosso clima, que a cada dia percebemos sua variação brusca e de intensidade desenfreada, tanto para cima como para baixo . Ao mesmo tempo onde alguns países tem recordes de altas temperaturas outros tem extremos de frio, a muito tempo sem igual registro. 

     O que vemos, portanto, é um mundo de agitação, tremores constantes, vulcões e acidentes devido desdobramento destas agitações. E temos que nos readaptar a este processo, fazendo também alguns ajustes em nossa maneira de viver para minorarmos os danos a nossa saúde. 

     Mudanças de hábitos de nosso dia a dia são fundamentais para evitarmos agravamento de transtornos já existentes, e prevenir sua instalação. 

De forma resumida, o que não é o ideal, posso orientar algumas medidas preventivas, como; 

     - Atentar para uma boa hidratação (de 2 a 3 litros de boa água por dia em pequenas tomadas a cada 2 horas. Assim que acordar tenha o hábito de imediatamente hidratar-se com pelo menos um copo de água fresca. 

Importantíssimo: Elimine de sua vida os refrigerantes, que são muito prejudiciais a sua circulação, devido um série de fatores, e o PH estremamente ácido.

     - Evite ficar por longos períodos em pé ou sentado com as pernas pendentes ou cruzadas. Procure se movimentar normalmente, seja no seu local de trabalho ou sentado diante da televisão (colocar um apoio para elevar as pernas) ou computador (levantando-se a cada meia hora no máximo). 

     - Agitação mental também deve ser, na medida do possível, evitada para que não gere mais tensão nos vasos, já acentuada pelo excessivo calor , principalmente neste período de verão, por aqui no Rio de Janeiro. 

     - E na alimentação, nunca é demais lembrar, consumir alimentos leves, mais frutas, legumes e verduras, dando preferência aos peixes e as carnes magras. E lógico, na quantidade necessária,  sem excessos. 

     - Fazer alguma atividade física regular orientada, de preferência a caminhada, assim que amanhecer ou ao final do dia. Natação ou hidroginástica também são recomendados, e são oportunos nesta época do ano. Além disso, podemos manter a prática de um laser semanal para complementar a atividade física.

     Em especial recomendo o ciclismo. Andar de bicicleta é um excelente exercício que melhora a nossa capacidade cardio vascular, pois  ao pedalarmos estamos ajudando a bombear nossa circulação de retorno ao coraçãoe com a respiração mais ritimada favorecemos a ampliação de nosssa capacidade vital. E por último , pelo fato de estaarmos em equilíbrio, nos concentramos em nosso corpo e isso favorece um desligar das tensões e estresses do dia a dia, relaxando a mente. 

- Diante de qualquer desconforto nas pernas, como: edemas, dores em peso, dormência, procure imediatamente um médico Angiologista, para que possa ser avaliado e orientado quanto às condutas complementares e medicação, caso necessário. 

     - Por último uma dica bem tropical. Sombra , água fresca e pernas pro ar , podendo ser até numa rede bem confortável, onde as pernas já ficam elevadas naturalmente. 



Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética  vascular.



 





                      Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."                                       



 





Barra da Tijuca -  39828646    RJ - RIO    Campo Grande  - 3394 3363



 





Acompanhe-nos também pelo twitter :       www.twitter.com/varizes

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (1)

  • ozileide melo diz: 09/04/2013 - 13:16

    Gostei, me ajudou a tirar algumas duvidas. e me deu muitas dicas para melhorar minha rotina diaria. obrigada Deus abençoe.