Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Prevenção Vascular

Pernas saradas com boas pedaladas - Vai de BIKE

por , 04/01/2013

Uma excelente atividade esportiva que ajuda a desenvolver todo organismo de forma harmoniosa , com destaque para os membros inferiores, é andar de bicicleta.


Dr. Hugo e Dr. Edson



Andar de bicicleta trabalha além dos grandes grupos musculares das pernas, o abdomem , como também os músculos das costas, favorecendo o condicionamento físico a melhora do equilíbrio corporal e consequentemente a postura.



Sendo um exercício altamente aeróbico, ajuda a fortificar a musculatura cardíaca devido o aumento da resistência muscular localizada. E graças ao aumento da atividade respiratória, estimula vigorosamente a expansão dos pulmões, aumentando a capacidade vital ( aumento da capacidade de expelir ar dos pulmões após uma inspiração profunda).



Como sou também professor de Educação Física, com experiência em condicionamento físico e estético, ministrando no passado aulas em academia e escolas , sempre recomendo umas boas pedaladas aos sedentários ( evidentemente após uma cuidadosa avaliação médica), até mesmo antes de se iniciar um programa de corridinhas ou treinamentos de caminhadas. Isso porque, no ciclismo, o praticante encontra-se sentado e isso diminui sobremaneira a carga de peso nas pernas e pés, evitando os microtraumatismos, principalmente, nos portadores de sobrepeso.



Quando falo ciclismo, me refiro ao simples fato de andar normalmente de bicicleta, iniciando preferencialmente em terreno basicamente plano (arborizado) ou bicicleta ergométrica. O ideal é poder contar com as orientações de um professor, para observá-lo e orientá-lo na melhor forma de progredir com os treinamentos.



E com relação a prevenção às varizes e demais desconfortos estéticos das pernas, posso garantir que a bicicleta é um dos melhores remédios e, praticamente sem efeito colateral ( salvo algum arranhão acidental ) , além de oferecer um baixíssimo custo de manutenção.



Pode e deve ser associada aos passeios de bicicleta na continuidade do treinamento, às CAMINHADAS, que especialmente ao grupo da terceira idade, ajudarão na formação da circulação colateral cardíaca, o que poderá vir a prevenir o risco dos infartos e das indesejáveis varizes por ortostatismo.



Por tudo isso, pratique regularmente o ciclismo , que por seus inúmeros benefícios, até social (visto que favorece o companheirismo na formação de grupos de pedalada), reforça plenamente o nosso lema:



Mais que estética, bem-estar.

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.