Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Prevenção Vascular

Como evitar o ressurgimento das varizes com bons hábitos e condutas do dia a dia

Aqueles que se mantiverem em um bom estado de equilíbrio em suas funções orgânicas e psicológicas, certamente terão muito menos propensão à formação de novos vasos varicosos após um tratamento completo das varizes.

     Depois de tanto tratarmos as varizes ao longo de mais de duas décadas, e vendo muitos de  nossos pacientes retornarem a cada ano, ou em alguns casos até seis meses com novas varizes, vimo-nos na obrigação de tratarmos com enfoque clínico mais amplo, fornecendo uma série de orientações que visam prolongar os benefícios alcançados com um tratamento vascular regular.


     Além de tratarmos as varizes aparentes e as veias varicosas nutridoras não aparentes (com auxílio da fleboscopia) , procuramos orientar nossos pacientes em uma série de condutas do dia a dia que promovam o bem - estar, visando retardar ao máximo o surgimento de varizes logo após o tratamento.


     Sabemos que não basta se manter em boa saúde para se evitar o surgimento das terríveis varizes, mas uma coisa é patente, e com ênfase dizemos a todos que nos procuram:


     Aqueles que se mantiverem em um bom estado de equilíbrio de suas funções orgânicas e psicológicas, certamente terão muito menos propensão à formação de novos vasos varicosos após um tratamento angiológico regular.


     Muitas são as orientações para que se tenha uma vida mais saudável, você mesmo saberia de pronto enumerar uma série delas. Vamos, no entanto, listar algumas orientações em caráter geral, para apenas ajudá-lo a lembrar daquelas que julgamos fundamentais como:


- Evitar a obesidade consumindo moderadamente seus alimentos e priorizando aqueles mais naturais com moderação de sal, doces e gorduras. 



- Evitar as drogas de um modo geral, bem como  a auto-medicação com uso de fármacos ou suplementos anabolizantes inadequados ao seu organismo.



 



- Manter um plano de atividades físicas regular, que contemple pelo menos 10 000 passos diários ou exercícios compatíveis  com sua faixa etária e condição física atual, preferencialmente orientado por profissional.



 Obs.: Caso tenha algum transtorno físico  que o impeça de fazer caminhadas regulares procure uma orientação especializada ou tratamento médico fisioterápico para adequar, dentro do possível, uma outra atividade física que o ajude a a afastá lo do sedentarismo (ciclismo, natação)



 



- Diminuir o estresse diário. Atividades ou situações esporádicas de estresse costumam acontecer normalmente, principalmente  na vida urbana onde são maiores os desafios do mercado de trabalho , trânsito, e administração do tempo e demais afazeres familiares.



Obs.: Quando digo diminuir o estresse, digo com relação ao estresse constante que acaba por nos deixar totalmente desconectados da nossa percepção do nosso corpo de nossa vida, acabamos assim, por não perceber os sinais vários de estafa,cansaço,intestino preso, peso nas pernas, edemas e aos poucos vamos nos afastando de nosso equilíbrio fisiológico  geral.



 



Principalmente se hidratar regularmente. Beba Água a cada 2 horas durante o dia



 



     Procure no máximo a cada duas horas ingerir um copo de uma boa água fresca. Somos 70% compostos de água e nosso sangue é basicamente 90%  água. Então, manter o nosso nível de hidratação pleno (2 litros de água diários) é fundamental para um bem fluir por todo nosso organismo. Facilitando todo nosso intestino a funcionar melhor, nossos rins a filtrar melhor e nosso sangue também a circular bem melhor. Daí, possibilitando a melhora da circulação venosa e arterial.



 



     Agora, para aqueles que querem manter suas pernas livres destes transtornos estéticos, dizemos e repetimos, não espere, trate logo assim que começarem a surgir e siga todas estas e outras orientações do seu angiologista adequadas ao seu caso clínico. E mesmo nos estágios mais avançados (como na foto), não desanime, modernos tratamentos a ajudarão restabelecer ( ao máximo possível ) a saúde e estética vascular de suas pernas.



 



        




 




     Continue nos acessando que sempre estaremos divulgando orientações para atualizá-lo, ou simplesmente, relembrá-lo do que é básico para se manter bem saudável e com, pelo menos, menos varizes.



 



Acesse também nosso site : www.angiologista.org



 



 


COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.