Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Prevenção Vascular

Atitudes que você pode fazer para prevenir às varizes

por , 29/10/2015

O que podemos fazer para ajudar a prevenir ou minorar o surgimento das indesejáveis varizes?

Se você não possui varizes e pretende se prevenir de varizes no futuro, saiba que é possível se beneficiar melhorando o fluir dos líquidos corporais com atitudes simples, incorporadas no seu dia a dia.



Melhor ainda , até aqueles que já possuem algumas varizes poderão se beneficiar de tais atitudes, desde que sejam preferencialmente diárias.



No entanto, é importante alertar que para aqueles casos de portadores de  varizes com importantes desconfortos estéticos ou queixa de dores ou inchaços, façam primeiramente uma consulta com um médico especializado para que possam ser devidamente avaliados e tratados o quanto antes.



Desde já, posso afirmar que condutas simples e naturais, tais  estas indicadas abaixo, poderão em muito ajudar na prevenção das tão indesejadas varizes, como:




  • Evitar ficar longos períodos com as pernas paradas ou com pouca mobilidade. Sempre que puder , mesmo no seu trabalho, levantar e andar um pouco será muito favorável ao bem fluir de sua circulação sanguínea.

  • Manter o bom hábito de se hidratar o mais frequente possível, tipo a cada 2 horas, beber um pouco de água filtrada e fresca.

  •  Uma alimentação bem equilibrada que privilegie  os alimentos naturais e menos gordurosos  seria outra conduta elogiável.

  • Muito saudável também é diminuir bastante o consumo de açúcar , trocar o o sal refinado pelo sal integral ou o excelente Sal Rosa do Himaláia que é rico em minerias nobres.



Agora, a atitude  diária que gostaria de ressaltar para estimular sua fluidez nas pernas, tanto  da circulação sanguínea como  da circulação linfática,  é a AUTO DRENAGEM MANUAL DIÁRIA





OBS.:  Esta drenagem só é indicada às pessoas saudáveis, sem ferimentos, demais patologias de pele ou inchaços , e que não apresentem nenhum outro impedimento importante, para que possam fazê-la diariamente.



Saiba que esta massagem poderá ajudar além da prevenção às varizes, a melhorar também a estética geral  de suas pernas.



O ideal seria poder contar com um serviço de fisioterapia ou massoterapia , mas você pode perfeitamente  incorporar a rotina de se massagear ao final do dia, principalmente suas pernas, de forma suave no sentido do pés em direção a virilha .



Esta massagem poderá ser feita toda noite ao deitar após o banho.



Primeiramente deixe por alguns minutos suas pernas elevadas, podendo até apoiar os pés na cabeceira de sua cama para facilitar. (uns 15 minutos)



Em seguida sugiro que suavemente aplique,  para facilitar o deslizamento , umas poucas gotinhas de óleo de coco 100 % natural , ( na minha experiência foi o  óleo que apresentou melhores propriedades para este fim).



Mantendo a posição deitada de costas em sua cama , flexione um pouco as pernas com os joelhos apontados para o teto, e em seguida erga um pé e cruze esta perna apoiando o joelho na outra. Daí você poderá alcançar com suas mãos próximo aos tornozelo  e iniciar a drenagem suavemente com as duas mãos desde os pés, tornozelos no sentido do joelho indo até a virilha.



Repita com movimentos suaves umas dez vezes começando das proximidades do tornozelo e vá delicadamente precionando de forma confortável, fazendo apenas um  deslizamento de suas mãos.



Este bom hábito de massagear vem desde 2000 anos antes de Cristo com os Chineses, que à tinham como massagem  vital.



Então vamos lá, mãos a massa, e curta um bom descanso , com boas noites de sono  após diariamente fazer ao deitar sua auto- drenagem manual. E não se esqueça de beber um pouco d`água toda vez que for deitar .



VARIZES.COM   -  Mais que estética, bem-estar.

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.