Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Prevenção Vascular

Meias Elásticas Esportivas - Por que e como utilizá-las?

por , 30/11/2015

...pesquisas já finalizadas comprovaram a diminuição nos marcadores de lesões musculares no exame sangue, isto é, demostraram que as meias elásticas esportivas aliviam os sintomas de dor e desconforto durante a atividade e auxiliam na recuperação pós-exercício.

Acessório quase obrigatório entre os atletas profissionais/amadores de provas longas e que vem ganhando espaço entre os atletas de finais de semana.



As meias elásticas esportivas, que possuem um compressão média entre 20 e 30mmHg e estão disponíveis em modelos que podem variar de acordo com o fabricante, têm como objetivo melhorar a circulação venosa e a microcirculação (diminuindo o acúmulo de ácido lático / pirúvico), reduzir a vibração muscular em atividades mais intensas, manter a musculatura aquecida e melhorar a propriocepção (percepção ou sensibilidade da posição da perna).



Diversos estudos estão sendo realizados para especificar e mensurar os benefícios atribuídos ao uso da meia elástica esportiva. Entretanto, pesquisas já finalizadas comprovaram a diminuição nos marcadores de lesões musculares no exame sangue, isto é, demostraram que as meias elásticas esportivas aliviam os sintomas de dor e desconforto durante a atividade e auxiliam na recuperação pós-exercício.



No entanto, gostaria de chamar atenção para o uso incorreto deste acessório. Tenho percebido nos locais em que pratico minhas atividades físicas e, principalmente, durante os eventos de “corrida de rua”, que um grande número de pessoas utilizam as meias elásticas esportivas de maneira incorreta, o que pode resultar no inverso do objetivo desejado, ou seja, no aumento de desconforto durante a prática da atividade física e na possibilidade de lesões musculares mais graves. Por isso, aí vão algumas dicas importantes para a sua correta utilização:





Ao colocar a sua meia, independentemente de ser um modelo só panturrilha (como o da foto) ou modelos que cubram os pés, procure deixar a meia mais ou menos dois dedos abaixo da dobra do joelho e tome cuidado para que não se formem dobras. Caso ultrapasse o joelho, ao iniciar o exercício, a meia irá descer e formará um verdadeiro “garrote” devido ao aumento da compressão local. Logo, todo o benefício se converte em risco e a meia passará a prejudicar a circulação venosa e a atividade muscular.



Para concluir, é um tipo de acessório que tem seus benefícios, mas deve-se ter cuidado na sua utilização. Vale ressaltar a importância de procurar um Médico Angiologista antes de iniciar o seu uso para uma avaliação especializada, pois em alguns casos, ele é um acessório contraindicado.



Palestra - Meia Elastica Esportiva Assessoria Esportiva - Circuito da Praia



Foto: Dr. Hugo C. Neves em palestra sobre "Meias Elásticas Esportivas" na Assessoria Esportiva - Circuito da Praia (www.circuitodapraia.com.br).





Ficou alguma dúvida?



Entre em contato direto com o Dr. Hugo C. Neves – hugo@varizes.com





Clínica Varizes.com - Mais que estética, bem-estar.



Central de Atendimento:



Campo Grande/RJ - 21 3394-3363 / 3402-1014



Barra da Tijuca/RJ - 21 2496-6462 / 3982-8646



Nosso Facebook: www.facebook.com/clinicadevarizes

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.