Dr Hugo C. Neves e Dr Edson A. Neves
Prevenção Vascular

A dança no combate às Varizes

por , 16/09/2010

Quanto mais prazerosa e saudável essa atividade, melhor. Sendo assim, as atividades dançantes assumem um destaque especial, pois resultam em um bom trabalho muscular associado ao equilíbrio mental proporcionado pela harmonia corporal

Procuro sempre indicar a prática de atividades lúdicas e até de esforço moderado aos meus pacientes portadores ou não de varizes. Diante de uma vida cada vez mais automatizada e com menos espaços para uma prática regular diária de atividades físicas, se faz necessário incluir na nossa rotina algum tipo de exercício físico.


 Quanto mais prazerosa e saudável essa atividade, melhor. Sendo assim, as atividades dançantes assumem um destaque especial, pois resultam em um bom trabalho muscular associado ao equilíbrio mental proporcionado pelos vários ritmos e a necessidade de uma concentração harmoniosa  em cada movimento realizado.


      Acontece que quando executada de forma mais constante, principalmente para aqueles que freqüentam cursos de dança e bailes, dançando por longas horas, acabam provocando algum tipo de lesão muscular ou vascular provocada por pequenos eventuais traumatismos comuns nesta atividade.


     Mesmo as dançarinas mais experientes sofrem com alguns passos onde o contato é inevitável, como no samba com as chamadas tiradas de perna, onde o cavalheiro com auxílio de sua perna ou do joelho afasta a perna da dama e com isso podem surgir hematomas que, com a repetição do estresse nos mesmos locais, aliado aos longos períodos de pé utilizando saltos altos, costumam favorecer o surgimento das varizes.


      Nesses casos, recomendo que procurem orientar a seus pares para ter maior cuidado nos passos de maior impacto e massagear a perna no sentido do pé para a virilha (tipo drenagem linfática) logo após os longos períodos de esforços excessivos com as pernas.


 


Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."


Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética  vascular.


 Acompanhe-nos também pelo twitter : www.twitter.com/varizes

COMENTE ESTE ARTIGO

Esta área é exclusiva para comentários. Em caso de dúvidas clique aqui.

COMENTÁRIOS DE OUTROS LEITORES (0)

  • Nenhum item encontrado.