Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

A Angiologia e a Cirurgia Vascular

O Cirurgião vascular é o médico especializado em Angiologia e Cirurgia Vascular que se ocupa principalmente do tratamento cirúrgico das doenças vasculares das artérias, veias e vasos linfáticos.

O Angiologista atua basicamente na avaliação, diagnóstico e tratamento clínico de diversas patologias vasculares como: Flebites, tromboflebites, Erisipela, Linfedema, arteriopatias e úlceras varicosas.

Para o tratamento clínico angiológico destas patologias vasculares, diferentemente do ato cirúrgico, poderão ser indicadas uma série de condutas preventivas, mudanças de hábitos de vida, medicamentos, uso de meias elásticas, drenagem linfática e até atividades físicas e de lazer para estimular o fluxo circulatório e diminuir o estresse.

Já o Cirurgião Vascular é o médico especializado em Cirurgia Vascular/Angiologia, e se ocupa principalmente do tratamento cirúrgico das doenças vasculares das artérias, veias e vasos linfáticos. Partindo de uma ampla avaliação clínica do paciente, com auxílio de exames complementares como o Eco Doppler ( que faz o mapeamento profundo do fluxo dos vasos), ele poderá optar, dependendo do caso , por uma intervenção cirúrgica vascular.

O tratamento cirúrgico poderá ser de forma convencional ou endo-cirúrgico , por dentro dos vasos, podendo ser utilizado o laser (cirurgia endovascular)

Entre as doenças vasculares passíveis de tratamento cirúrgico pode-se citar:

Oclusões – arteriais causadas geralmente por trombos ou placas ateromatosas

Aneurismas arteriais – dilatações

Varizes-dilatações venosas

Anastomose de artérias e veias – Para tratamento de acidentes vasculares traumáticos

Também a confecção de fístula artério-venosa para pacientes portadores de insuficiência renal crônica ( em geral é conduzida por um Cirurgião Vascular, viabilizando assim, que uma hemodiálise possa ser realizada )

O primeiro passo para um tratamento vascular criterioso é se submeter a uma avaliação clínica com um Angiologista ou Cirurgião Vascular.

Ambos estão habilitados a fazer esta avaliação vascular, depois desta consulta de avaliação, caso seja necessário uma intervenção mais radical, dependendo da gravidade do caso, nas doenças das veias, artérias e vasos linfáticos, poderá ser necessária uma atuação mais incisiva com intervenção cirúrgica. Nesse momento, o paciente será encaminhado preferencialmente a um Cirurgião Vascular, médico com especialização em Cirurgia Vascular e Angiologia.

Normalmente o exame de Eco Color Doppler costuma ser solicitado para ser fazer um mapeamento geral dos vasos, onde é observado com sons e imagens coloridas o fluxo nos vasos superficiais e profundos. Desta forma auxilia em muito o cirurgião, que poderá analisar mais amiúde o caso para interceder cirurgicamente de maneira mais precisa.

Clinicamente atuando, o médico Angiologista se encarrega da avaliação, diagnóstico e tratamento de várias outras patologias vasculares como:

– flebites (inflamação nas paredes das veias),

– tromboflebites (sangue coagulado dentro de uma veia superficial),

– erisipela (infecção da pele causada por bactéria ),

– linfedema (acúmulo localizado de fluidos linfáticos),

– arteriopatias (doenças das artérias)

– e úlceras varicosas ( pés diabéticos).

Para o tratamento clínico angiológico destas doenças poderá ser indicada uma série de importantes condutas preventivas. Entre elas:

– mudanças de hábitos de vida, (dieta, hidratação, postura,diminuição do estresse, parar de fumar).

– medicamentos,

– uso de meias elásticas,

– drenagem linfática

– e até atividades físicas orientada e de lazer, para estimular o fluxo circulatório de todo organismo.

Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular.

Dr. Edson A Neves

Angiologista e Cirurgião Vascular formado pelo Serviço do DR. Rubens Mayall (Gamboa /RJ)
Membro da Sociedade Internacional de Linfologia
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Prof. do Curso de Homeopatia da S.C. da Misericórdia do RJ

Pós-graduado em:
Angiologia e Cirurgia Vascular
Patologia Clínica
Homeopatia

Veja também

Tratamento das varizes com aplicação de espuma densa

Ative suas pernas

Suas Pernas na Folia

Qual sapato é mais indicado para ajudar no tratamento e até na prevenção das varizes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!