Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

Boas notícias para os portadores de Doenças Vasculares Crônicas

Doenças vasculares crônicas exigem tratamento continuado As patologias vasculares quando não tratadas de forma continuada obedecendo as várias orientações clínicas do angiologista, em muitos quadros, podem evoluir e agravar se tornando o que chamamos de doença vascular crônica. Dentre estas doenças crônicas podemos destacar as úlceras varicosas normalmente decorrentes de insuficiência vascular venosa crônica. Em nossas clínicas na Zona oeste do Rio de janeiro, principalmente no Bairro de Campo Grande, onde já estamos há cerca de 20 anos em atuação , temos recebido inúmeros casos de pacientes portadores de úlceras de perna crônicas com até 25 anos abertas sem conseguir cicatrização apesar de vários inícios de tratamento.

Costumamos orientar estes pacientes crônicos, para que sigam todas as orientações clínicas de forma continuada, e mesmo não estando internados, se comportem de forma mais cuidadosa nos hábitos do dia a dia como:

  • Alimentação adequada ( com pouca gordura, pouco sal e pouco ou nenhum açúcar nos casos dos diabéticos) ,
  • Repouso com pernas elevadas (evitando ficar longos períodos com as pernas pendentes , até sentado procurar elevar os pés com um banco de apoio)
  • Curativos diários ( fazer os curativos dentro do que for orientado pelo seu médico com a devida higiene e com os produtos prescritos evitando improvisos) Obs.: Veja em nosso site o artigo que trata de curativos de úlceras varicosas
  • Outra orientação muito importante é sobre a HIDRATAÇÃO. Faça uma boa hidratação com a ingestão de dois a três litros de água filtrada, de preferência fresca, diariamente e beba em pequenos goles de hora em hora, para manter sua hidratação sempre plena . Não espere ficar com muita sede para beber água. Assim, com tomadas fracionadas no decorrer do seu dia, você estará favorecendo em muito o processo de cicatrização com suas células bem hidratadas.

Importantíssimo salientar que mesmo que obtenha uma grande melhora ou até a cicatrização completa de sua úlcera, mantenha as visitas ao seu Angiologista para que ele possa continuar avaliando e orientando tudo que for indicado para que mantenha estável seu quadro vascular. Já que qualquer agravação em paciente portador de insuficiência crônica vascular venosa seria factível de novamente ulcerar a perna novamente.

Concluindo daria ainda mais uma orientação aos que possuem familiares diretos portadores desta patologia vascular , para que façam uma avaliação angiológica preventiva , pois a herança hereditária é um dado que não podemos deixar de investigar esta tendência.

E aqui vai a grande boa notícia, o índice de acometimento de úlceras varicosas vem caindo ano a não nos consultórios, devido uma maior procura aos serviços médicos angiológicos de forma preventiva.Isso em grande parte devido a chegada dos modernos aparelhos de exame vascular.

E o maior destaque vai para o aparelho portátil de exame eco vascular (totalmente indolor) ECO COLOR DOPPLER , que em muito tem nos facilitado para uma mais precisa avaliação dos nossos pacientes portadores das mais variadas patologias vasculares.

Trazendo a nós, médicos Angiologistas, uma pronta visualização de todo sistema vascular superficial e profundo nos mínimos detalhes.

Dr. Edson A Neves

Angiologista e Cirurgião Vascular formado pelo Serviço do DR. Rubens Mayall (Gamboa /RJ)
Membro da Sociedade Internacional de Linfologia
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Prof. do Curso de Homeopatia da S.C. da Misericórdia do RJ

Pós-graduado em:
Angiologia e Cirurgia Vascular
Patologia Clínica
Homeopatia

Veja também

Tratamento de varizes sem cirurgia com a Espuma Densa

Belas pernas sem varizes até os 70 anos

Comece já a se prevenir das varizes

Outono / inverno – O melhor momento para tratar as varizes, visando pernas mais saudáveis e belas no verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!