Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

Como prevenir as varizes e manter as pernas sempre belas

É possível, com alguns cuidados preventivos, amenizar o desenvolvimento das temidas varizes.

Se você já é um paciente portador de varizes em suas pernas, primeiramente, é necessário que o médico angiologista avalie o tipo da variz (pequeno, médio ou grosso calibre), como também, que ele examine o estado das suas veias mais profundas com o auxílio do fleboscópio (o exame eco doppler vascular pode ser solicitado). Somente então, ele poderá começar uma terapia direcionada a eliminação dos vasos varicosos.

É importante saber que a falta de um tratamento preventivo adequado pode agravar os problemas clínicos e estéticos vasculares, tornando necessário os tratamentos mais prolongados e, até mesmo, a recomendação de cirurgias vasculares – para os casos mais avançados que não podem ser tratados clinicamente com injeção da solução esclerosante.

Portanto, assim que surgirem os primeiros sinais de varizes, procure um clínico Angiologista para poder realizar, de imediato, o tratamento preventivo mais indicado ao seu caso.

Abaixo segue uma lista com sugestões que podem ser úteis tanto na prevenção, quanto no tratamento das varizes.

1. Manter um equilíbrio de peso corporal. As varizes podem se intensificar, em quantidade ou calibre, conforme o aumento de peso. O tratamento ocorre mais facilmente em pacientes com o peso regular. Enquanto as pessoas obesas tendem a desenvolver a doença mais rapidamente, associada ao aparecimento de edemas e demais transtornos vasculares.

2. Evitar sobrecargas. Portar peso diariamente ou fazer atividades físicas do tipo musculação ou exercícios de alto impacto, dependendo da predisposição às varizes, poderá provocar uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, fazendo surgir e/ou aumentar as varizes existentes.

3. Não ficar por longos períodos com pouca mobilidade (sentado ou parado em pé), pois isto aumenta a estase venosa nas pernas, provocando o agravamento da tensão nas veias próximas ao tornozelo. Procure, sempre que possível, durante suas atividades mais paradas, mover as pernas e os pés, levantar-se e andar um pouco para diminuir esta tensão vascular.

4. Evite permanecer por grandes períodos sob altas temperaturas. Como no uso prolongado de saunas / sessões de bronzeamento, ou mesmo em banhos quentes demorados, pois essas práticas também provocam uma maior dilatação dos vasos.

5. Repousar, sempre que possível, com as pernas elevadas em relação a direção do quadril.

Pode-se manter, continuamente, um calço nos dois pés da base da cama, de aproximadamente cinco centímetros de altura. Isso deixará os pés mais altos

que o coração, favorecendo a circulação de retorno. Uma outra dica é utilizar o bolão, como na foto abaixo. Esta é uma excelente forma de favorecer o retorno venoso e diminuir os edemas das pernas. Aconselha-se realizar esta prática ao final do dia.

É importante lembrar que os tratamentos devem ser feitos preferencialmente por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares, que poderão orientar e tratar as suas varizes devidamente.

A continuidade da terapia e a regularidade dos retornos para as consultas e revisões de acompanhamento também são fundamentais para que o paciente atinja os bons resultados clínicos e estéticos desejados.

Continue nos acessando, pois sempre estaremos prontos para contribuir com informações para a melhoria da sua saúde e estética vascular.

 

Clínica Varizes.com – “Mais que estética, bem-estar.”

Dr. Edson A Neves

Angiologista e Cirurgião Vascular formado pelo Serviço do DR. Rubens Mayall (Gamboa /RJ)
Membro da Sociedade Internacional de Linfologia
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Prof. do Curso de Homeopatia da S.C. da Misericórdia do RJ

Pós-graduado em:
Angiologia e Cirurgia Vascular
Patologia Clínica
Homeopatia

Veja também

Tratamento de varizes sem cirurgia com a Espuma Densa

Belas pernas sem varizes até os 70 anos

Comece já a se prevenir das varizes

Outono / inverno – O melhor momento para tratar as varizes, visando pernas mais saudáveis e belas no verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!