Como prevenir às varizes e manter as pernas sempre belas
Grande parte dos problemas circulatórios é hereditária, por isso, é importante que a pessoa que já apresenta casos na família tome alguns cuidados preventivos, para amenizar o desenvolvimento das tão temidas varizes.
Se já é paciente portador de varizes em suas pernas, é necessário avaliar qual é o tipo da variz (pequeno, médio ou grosso calibre), como também, examinar como estão suas veias mais profundas com auxílio do fleboscópio ( o exame eco doppler vascular pode ser solicitado), para então começar uma terapia direcionada a eliminação dos vasos varicosos.
A falta de tratamento preventivo adequado pode agravar o problema clínico e estético vascular, levando a necessidade de tratamentos mais prolongados e até a indicação das cirurgias vasculares, para aqueles casos mais avançados, que não puderem ser tratadas clinicamente com injeção desolação esclerosante.
Procure , assim que surgirem os primeiros vestígios de varizes, um clínico Angiologista para poder fazer de imediato o tratamento preventivo mais indicado ao seu caso.
Abaixo segue uma lista com sugestões que podem ser úteis tanto na prevenção, quanto no tratamento das varizes.
1. Manter um equilíbrio corporal. As varizes podem aumentar em quantidade ou calibre conforme o aumento do peso corporal. O tratamento é mais fácil em pacientes com o peso normal, enquanto pessoas obesas tendem a desenvolver a doença mais rapidamente associado a edemas e demais transtornos vasculares.
2. Evitar sobrecargas. Portar pesos diariamente ou fazer atividades físicas do tipo musculação ou exercícios de alto impacto, dependendo da predisposição às varizes, poderá provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, podendo surgir e/ou aumentar as varizes existentes.
3. Não ficar por grandes períodos com pouca mobilidade, sentado ou em pé parado, pois aumenta a estase venosa nas pernas provocando aumento da tensão nas veias próximo ao tornozelo. Procure sempre que possível, no decorrer de suas atividades mais paradas mover as pernas e os pés, levantar , andar um pouco para diminuir esta tensão vascular.
4. Da mesma forma, evite ficar grandes períodos sob altas temperaturas, como no uso prolongado de saunas / sessões de bronzeamento, ou mesmo em banhos quentes demorados, pois essas atividades também provocam uma maior dilatação dos vasos.
5. Repousar, sempre que possível, com as pernas elevadas em relação a direção do quadril. Pode-se manter continuamente um calço nos pés da cama, de aproximadamente cinco centímetros, para favorecer o retorno venoso, isso deixará ao deitar os pés mais altos que o coração, favorecendo a circulação de retorno. Uma outra dica é utilizar o bolão , como na foto abaixo, ao final do dia é uma excelente forma de favorecer o retorno venoso e diminuir os edemas das pernas.

É importante lembrar que os tratamentos devem ser feitos preferencialmente por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares para que possam devidamente, orientar e tratar suas varizes.
A continuidade da terapia e o retorno regular para consultas e revisões de acompanhamento também são fundamentais para que o paciente atinja os bons resultados clínicos e estéticos desejados.
Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular.