Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

Dica aos amigos Dentistas

Há anos vem se estudando os malefícios da má postura do Dentista e as possíveis maneiras de reverter ou amenizar esses danos ao corpo. As desordens musculoesqueléticas são as principais complicações, como: lombalgia, tenossinovites, túnel do carpo, comprometimento das mãos, lesões em pescoço, entre outros problemas. Entretanto, ficar com a postura errada e por longo tempo também prejudica a circulação venosa, que pode desencadear o surgimento das varizes e/ou inchaços, agregando ao quadro sensações de dores em cansaço/peso em membros inferiores.

Reunimos aqui algumas dicas, que se exercida regularmente, poderá amenizar ou até evitar a maioria dessas complicações, segue:

  1. O profissional de Odontologia deve se conscientizar quanto ao cuidado com o seu maior patrimônio: seu próprio corpo.
  2. Mantenha as coxas paralelas ao chão e com o ângulo formado com a perna entre 90 e 120 graus.
  3. Busque um modo dinâmico de trabalho, fazendo micro movimentos de compensação alternando a posição do corpo a cada 15min e a cada 1h, pare por 02 min e realize movimentos globais (tentando mexer todo o corpo).
  4. Determine dois períodos durante seu expediente (um pela manhã e outro de tarde) para fazer intervalos de 15min com os pés acima da linha da cintura (use e abuse da cadeira do paciente).
  5. E claro, ao início dos incômodos, busque uma orientação médica especializada o quanto antes.

Lembrem-se, não é necessário grande tempo de profissão para as lesões aparecerem e os cirurgiões-dentistas ocupam os primeiros lugares em afastamento do trabalho por incapacidade temporária ou permanente.

Referências bibliográficas:

  • Garbin AJÍ, Garbin CAS, Diniz DG. Normas e diretrizes ergonômicas em odontologia: o caminho para a adoção de uma postura de trabalho saudável. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, 2009 mai-ago: 155-61
  • Escola de Postura Brasil, A postura do Dentista, disponível em: < http://www.escoladepostura.com.br/main.asp?link=noticia&id=279> Acesso em 29 de Julho de 2014.

 

Veja também

Evite o ressurgimento das varizes cuidando da sua saúde

Tratamento de Varizes com Espuma Densa no Rio de Janeiro

Tratamento das varizes com aplicação de espuma densa

Ative suas pernas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!