Homens com varizes
Em vários casos as varizes nos homens tornam-se mais graves porque ocorre um descuido na procura de uma orientação médica. Mesmo percebendo desconfortos nas pernas (principalmente ao final do dia), como a sensação de peso, cansaço ou formigamento, os homens acometidos de distúrbios vasculares retardam ao máximo a ida a um especialista vascular.
Mesmo com as varizes aparentes ou até diante de nódulos varicosos de grosso calibre, muitos homens relutam em fazer um tratamento. O fato é que, além do desconhecimento da importância do exame vascular, existe um velho preconceito de que tratamento de varizes é coisa de mulher. Até aquelas pequenas varizes (pequeno calibre), que causam um desconforto apenas estético, os homens podem e devem tratar assim que surgir, para que se corte o mal pela raiz.
Nós, Angiologistas, temos condição de, atualmente, na grande maioria dos casos, num exame clínico (contando com ajuda de aparelho de ultra-som vascular – Doppler vascular – indolor), diagnosticar a origem da patologia varicosa e indicar as condutas terapêuticas específicas ao caso.
Tais condutas poderão ir desde simples medidas preventivas como contenção elástica, passando por escleroterapia, até, em última hipótese, a cirurgia parcial ou total de uma variz.
A boa notícia para os mais temerosos é que mesmo em varizes exuberantes (grosso calibre) já é possível atualmente, na maioria dos casos, tratar com aplicação de micro espuma densa sem a necessidade das cirurgias.
Portanto, homens, não temam iniciar seu tratamento vascular.
Quanto mais precoce, menos probabilidade de correr o risco de complicações, como dores e até a formação das úlceras varicosas, que necessitariam de muitos dias de repouso absoluto. E para o homem trabalhador seria muito complicado tratar adequadamente.