Nossa Circulação Sanguínea
O SISTEMA VENOSO
O QUE SÃO VEIAS?
São tubos de paredes delgadas nos quais transportam o sangue, que já sofreu trocas com os tecidos, da periferia para o centro do sistema circulatório que é o coração.
Possuem maior calibre que as artérias correspondentes e também estão em mais quantidades. Isso ocorre, pois mesmo com seu fluxo sanguíneo mais lento, a veia tem a necessidade de transportar o mesmo volume de sangue das artérias num determinado tempo.
Classificação
– Quanto ao calibre:
• Grande porte
• Médio porte
• Pequeno porte
• Vênula – seguindo-se aos capilares
– Quanto à localização:
• Podem ser superficiais, porém normalmente é profunda, onde se encontram mais protegidas.
• Artéria: Camada íntima e média mais desenvolvida.
• Veia: Camada Adventícia mais desenvolvida.
• Capilares Sangüíneos – São vasos microscópios, interpostos entre artérias e veias. Neles se processam as trocas entre o sangue e os tecidos.
Sistema Linfático
O que é?
É formado por vasos e órgãos linfóides e nele circula a linfa (parte do sangue que ficou “perdida” no tecido e foi absorvida pelo vaso linfático). É um sistema auxiliar de drenagem. Isso ocorre porque tem certas moléculas de grande tamanho que não passam pelos capilares sanguíneos, com isso, estas são recolhidas pelos capilares linfáticos, de onde a linfa segue para os vasos linfáticos, e deste para trocos linfáticos (mais volumosos), que por fim lançam a linfa em veias de médio ou grande calibre.
Os vasos linfáticos também possuem válvulas.
O fluxo da linfa é relativamente lento, devido não ter uma bomba propulsora, porém a contração muscular também acelera esse processo.
Linfonodos
Estão interpostos no trajeto dos vasos linfáticos. São elementos de defesa do organismo, pois sintetizam glóbulos brancos e linfócitos, produzindo uma barreira contra a penetração na corrente circulatória de microorganismo, toxinas ou substâncias estranhas ao organismo.
Mais abundantes na axila e na região inguinal (virilha).
Como reação a uma inflamação, aumentam de tamanho e tornam-se doloroso, fenômeno conhecido vulgarmente como Íngua.