O risco da Tatuagem nas pernas dos portadores de varizes
Creio que além do simples modismo, alguns fatores favoreceram este boom das tatuagens, que foi a modernização das técnicas de tatuar, como também a impressionante habilidade dos tatuadores em fazer desenhos muito bem elaborados, alguns em até em 3D.
Embora reconheçamos esta tendência e vejamos esta arte milenar com todo respeito e apreço, queremos alertar a todos interessados em se tatuar que tenham mais cuidado nas tatuagens nas pernas, devido a possibilidade de presença de varizes.
Temos recebido em nossas clínicas, vários pacientes que fizeram tatuagens nas pernas e hoje possuem varizes abaixo dessas tatuagens, o que dificulta um pouco o tratamento vascular mais adequado.
O problema é maior quando o portador de varizes nas pernas procura fazer tatuagens para esconder as suas varizes. O próprio ato de tatuar pode lesar o vaso varicoso e provocar inflamação do local ou da veia lesionada.
O risco ainda é maior nas veias de grosso calibre que por serem bem superficiais podem gerar flebites importantes.
O que queremos abordar como Angiologista, portanto, não é contra a feitura das tatuagens, mas sim com relação aos portadores de varizes que insistem em fazer as tatuagens com o mero propósito de esconder as varizes, ou pelo menos disfarçá-las.
Vai aqui a orientação que tenho dado aos meus pacientes portadores de varizes, para que evitem as tatuagens nas pernas nas regiões varicosas, para não dificultarem o tratamento e evitar os riscos inflamatórios.
Deixamos aqui um pedido em especial aos profissionais tatuadores para que evitem fazer seu belo trabalho nas pernas dos portadores de varizes, principalmente por sobre as varizes, pelo simples fato de disfarça-las , é prudente trata-las primeiro com um Angiologista, e depois tatuar ou não, dependendo do caso clínico vascular.