Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

O risco da Tatuagem nas pernas dos portadores de varizes

Creio que além do simples modismo, alguns fatores favoreceram este boom das tatuagens, que foi a modernização das técnicas de tatuar, como também a impressionante habilidade dos tatuadores em fazer desenhos muito bem elaborados, alguns em até em 3D.

Embora reconheçamos esta tendência e vejamos esta arte milenar com todo respeito e apreço, queremos alertar  a todos interessados em se tatuar que tenham mais cuidado nas tatuagens nas pernas, devido a possibilidade de presença de varizes.

Temos recebido em nossas clínicas, vários pacientes que fizeram tatuagens nas pernas e hoje possuem varizes abaixo dessas tatuagens, o que dificulta um pouco o tratamento vascular mais adequado.

O problema é maior quando o portador de varizes nas pernas procura fazer tatuagens para esconder as suas varizes. O próprio ato de tatuar pode lesar o vaso varicoso e provocar  inflamação do local ou da veia lesionada.

O risco ainda é maior nas veias de grosso calibre que por serem bem superficiais podem gerar flebites importantes.

O que queremos abordar como Angiologista, portanto, não é contra a feitura das tatuagens,  mas sim com relação aos portadores de varizes que insistem em fazer  as tatuagens com o mero propósito de esconder as varizes, ou pelo menos disfarçá-las.

Vai aqui a orientação que tenho dado aos meus pacientes portadores de varizes, para que evitem as tatuagens nas pernas nas regiões varicosas, para não dificultarem o tratamento e evitar os riscos inflamatórios.

Deixamos aqui  um pedido em especial aos profissionais tatuadores para que evitem fazer seu belo trabalho nas pernas dos portadores de varizes, principalmente por sobre as varizes, pelo simples fato de disfarça-las , é prudente trata-las primeiro com um Angiologista, e depois tatuar ou não, dependendo do caso clínico vascular.

Dr. Edson A Neves

Angiologista e Cirurgião Vascular formado pelo Serviço do DR. Rubens Mayall (Gamboa /RJ)
Membro da Sociedade Internacional de Linfologia
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Prof. do Curso de Homeopatia da S.C. da Misericórdia do RJ

Pós-graduado em:
Angiologia e Cirurgia Vascular
Patologia Clínica
Homeopatia

Veja também

Tratamento de varizes sem cirurgia com a Espuma Densa

Belas pernas sem varizes até os 70 anos

Comece já a se prevenir das varizes

Outono / inverno – O melhor momento para tratar as varizes, visando pernas mais saudáveis e belas no verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!