Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

Orientações complementares ao tratamento de varizes por escleroterapia de veias varicosas

Aqui seguem algumas recomendações que normalmente são solicitadas pelos Angiologistas aos pacientes que estão em tratamento de varizes, sendo submetidos às séries de aplicações (sessões de escleroterapia) com uso de substâncias químicas (esclerosantes), que são injetados nos vasos varicosos de pequeno ou médio calibre.

A princípio, é importante salientar que este tipo de tratamento requer muita interação do paciente com o Angiologista no decorrer das sessões, pois poderão ocorrer algumas intercorrências em função da assimilação do produto injetado.

A primeira orientação é para que o paciente evite a exposição ao sol por uns 5 dias logo após a aplicação, para que não ocorram manchas escuras (hipercromia) no trajeto da variz em tratamento. Caso tenha que se expor ao sol, será conveniente usar um bloqueador ou filtro solar nesta região.

A segunda restrição é com relação às atividades físicas. Estas deverão preferencialmente ser realizadas em dias alternados às sessões de escleroterapia, pois a estimulação muscular aumenta o fluxo sanguíneo e isso pode promover hematomas e a diminuição da ação local do medicamento injetado.

Demais orientações gerais para se obter o máximo de eficácia com o tratamento escleroterápico:

– Comunicar ao seu Angiologista sobre qualquer sintoma ou desconforto que possa perceber no decorrer do tratamento, pois poderão eventualmente ocorrer ligeiros hematomas, edemas, pequenos coágulos e dor no local aplicado. E só o seu médico poderá orientar para as condutas mais adequadas a resolução de qualquer transtorno que porventura acorra.

– Procure seguir o conjunto de orientações de seu Angiologista. Evite interromper o tratamento sem comunicar o motivo. O tratamento de varizes normalmente não é resolvido com uma ou duas sessões, é necessário um acompanhamento mais prolongado, e muita disciplina para conseguir bom resultado. Mesmo com todas as meditas bem executadas, medicação oral e injetada, em alguns casos não se é possível eliminar a totalidade das varizes, principalmente aquelas bem finas (microvarizes).

O paciente deverá, sempre que possível, associar ao tratamento mudanças saudáveis em seus hábitos alimentares e físicos, controlando também seu nível de estresse e demais distúrbios emocionais.

– Importantíssimo: O tratamento será extremamente prejudicado e menos eficaz nos pacientes fumantes.

Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular.

varizes.com – “Mais que estética, bem-estar.”

Dr. Edson A Neves

Angiologista e Cirurgião Vascular formado pelo Serviço do DR. Rubens Mayall (Gamboa /RJ)
Membro da Sociedade Internacional de Linfologia
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Prof. do Curso de Homeopatia da S.C. da Misericórdia do RJ

Pós-graduado em:
Angiologia e Cirurgia Vascular
Patologia Clínica
Homeopatia

Veja também

Belas pernas sem varizes até os 70 anos

Comece já a se prevenir das varizes

Outono / inverno – O melhor momento para tratar as varizes, visando pernas mais saudáveis e belas no verão

Como prevenir as varizes e manter as pernas sempre belas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!