Quando fazer uma cirurgia de varizes
A pergunta que sempre nos fazem nos consultório e clínicas vasculares é sobre qual o melhor método de tratamento para as varizes. Cirúrgico com a remoção total da veia varicosa ou Clínico com aplicações de esclerosantes para secar as varizes?
A resposta quem vai dar é o próprio corpo do paciente, em função de seu quadro clínico vascular, é claro.
Todo Angiologista ou Cirurgião Vascular diante de um paciente com comprometimento vascular, tendo a presença de poucas o u muitas varizes aparentes, vai procurar avaliar na totalidade o quadro clínico angiológico( em muitos casos com uso de ultra-som eco collor doppler vascular). E diante de evidências de comprometimento de seu sistema venoso, que mostre a necessidade do tratamento cirúrgico, este deverá ser indicado. Afinal de contas houve uma grande evolução no ato cirúrgico e hoje já se faz a retirada da varizes até sem necessidades de cortes.
Do mesmo modo, se a avaliação não evidenciar um comprometimento vascular mais importante , a indicação será por um tratamento clínico localizado , atravéz de aplicações de injeções ou laser nas varizes aparentes. E aqui é importante ressaltar que já se possui técnicas de aplicação até para varizes de grande calibre, com a injeção de espuma densa também com excelentes resultados.
Portanto, seja com este ou aquele procedimento médico vascular, no tratamento das varizes o mais importante é:
- Uma boa avaliação e indicação, com uma eficiente execução do procedimento angiológico Clínico ou Cirúrgico a ser realizado.