Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

Reencontro com minha primeira paciente vascular da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

No ano 1992 estudando com residente da Enfermaria 41 da Santa Casa da Misericórdia atendi a minha primeira paciente portadora da patologia vascular.

Na época, em conclusão do curso de medicina, ainda não sabia bem qual seria a especialidade que iria abraçar. Pensava em ortopedia, visto que já era formado em Educação Física e havia  feito até alguns períodos de Fisioterapia.

Daí, com poucos meses de Santa Casa, deu entrada na nossa Enfermaria 41 uma paciente apresentando a perna bem comprometida  com uma extensa infecção desde a coxa até a panturrilha, já com necrose, diagnosticada pela equipe como erisipela vera.

Lembro que fiquei bem impressionado com a gravidade do quadro que levava até o risco de amputação da perna, e prontamente me ofereci para  acompanhar o leito desta paciente chamada Santina.

Abracei de tal ordem este caso, que durante 90 dias, inclusive sábados e domingos, ia a Enfermaria 41 fazer pessoalmente o extenso curativo, sendo assessorado pelo pessoal da enfermagem.

Encurtando a história, cessada a infecção houve necessidade de se fazer uma enxertia de pele devido a grande área afetada, aí é que pude contar com decisiva atuação do saudoso Mestre Dr. Rubens Mayall, chefe do Serviço de Angiologia da Gamboa, que me orientou a fazer sob a sua supervisão tal procedimento cirúrgico,  que teve sucesso total agilizando o processo de cicatrização.

E a Santina teve apenas que continuar por mais alguns meses com tratamento ambulatorial para tratar do linfedema secundário (inchaço da perna), onde eu fazia semanalmente a drenagem linfática manual.

Passados mais de 24 anos ,  tive a grata satisfação de recebê-la em nossa Clínica de Campo Grande,acompanhada de sua filha, depois de mais de vários anos sem vê-la, andando normalmente e com as pernas sem desconfortos, mantendo o uso das meias elásticas , os cuidados dietéticos e as demais orientações preventivas como as drenagem linfática nas pernas.

Feliz com sua visita fiz esta foto, que me autorizou a publicar , e contar da minha alegria de rever a minha querida paciente que me motivou a ser um Médico Angiologista.

E, por conseguinte, ajudar também a dar sequência a esta profissão , visto que agora posso contar com o meu filho Hugo Neves que concluiu pela Puc do Rio de Janeiro a pós-graduação em Angiologia , sendo ele hoje o médico responsável em nossas Cínicas Varizes.com (Campo Grande e Barra) pelos casos de úlceras de perna, e também Ultrassonografia por Eco Doppler.

É com grande alegria que publico a foto  deste abraço tão significativo para nos. Espero que compartilhando possa motivar outros profissionais , médicos , enfermeiros, amantes da arte de cuidar e curar, a ingressar com afinco nos estudos das patologias vasculares e praticar com entusiasmo e dedicação estas profissões abençoadas.

E a Santina, o nosso eterno agradecimento pela sua fé, sua confiança na cura,  sua força e persistência para que juntos pudéssemos conseguir o êxito tão esperado de preservar sua perna.

Continue nos visitando, estaremos sempre prontos a atendê-la com muito carinho.

Dr. Edson A Neves

Angiologista e Cirurgião Vascular formado pelo Serviço do DR. Rubens Mayall (Gamboa /RJ)
Membro da Sociedade Internacional de Linfologia
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Prof. do Curso de Homeopatia da S.C. da Misericórdia do RJ

Pós-graduado em:
Angiologia e Cirurgia Vascular
Patologia Clínica
Homeopatia

Veja também

O Brinde à Saúde deveria ser sempre com Água. Um Brinde à Saúde Vascular!

Tratamento de Varizes com Espuma Densa no Rio de Janeiro

Tratamento de varizes sem cirurgia com a Espuma Densa

Belas pernas sem varizes até os 70 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!