Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

Varicocele: a importância do auto-exame no saco escrotal

A varicocele é uma doença que acomete um a cada dez homens em todo o mundo. É um distúrbio vascular venoso, com formação de varizes na bolsa escrotal, que pode provocar a infertilidade. É observada principalmente em adultos durante o exame urológico, ao se investigar as causas de infertilidade, pois raramente são percebidas a olho nu.

A infertilidade associada à varicocele ocorre pelo aumento da temperatura no saco escrotal, devido ao maior volume de sangue contido nos vasos dilatados. Isso dificulta, ou até impede, a produção regular de espermatozóides.

Na maioria dos casos, a cirurgia, que dura em média 40 minutos, é a conduta indicada para tentar recuperar a fertilidade, onde são corrigidas as dilatações e feitas as desobstruções, utilizando pequeninos cortes. A ereção continuará normal como antes.

É importante que o homem faça o auto-exame do saco escrotal, tanto quanto a mulher o auto-exame da mama. Procure, portanto, observar a diminuição do tamanho de um dos testículos (acomete mais o testículo esquerdo) e o aparecimento de nódulos e dilatações anormais das veias do testículo. Estes, por serem macios, são um pouco difíceis de serem percebidos ao toque menos atento.

O exame com um Urologista é sempre indicado quando anormalidades são percebidas, pois quanto mais precocemente tratadas, menor a probabilidade de futuros problemas com a fertilidade.

O exame de ultra-som é prático, indolor e fundamental para se visualizar e confirmar o diagnóstico da varicocele, por isso é normalmente solicitado pelo médico.

Caso possua varizes em membros inferiores, procure também o acompanhamento de um Angiologista que, ao associar um tratamento preventivo às varizes em geral, estará ajudando a prevenir ou evitar a formação de varicocele.

Dr. Edson A Neves

Angiologista e Cirurgião Vascular formado pelo Serviço do DR. Rubens Mayall (Gamboa /RJ)
Membro da Sociedade Internacional de Linfologia
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Prof. do Curso de Homeopatia da S.C. da Misericórdia do RJ

Pós-graduado em:
Angiologia e Cirurgia Vascular
Patologia Clínica
Homeopatia

Veja também

Belas pernas sem varizes até os 70 anos

Comece já a se prevenir das varizes

Outono / inverno – O melhor momento para tratar as varizes, visando pernas mais saudáveis e belas no verão

Como prevenir as varizes e manter as pernas sempre belas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!