Atendimento Online
WHATSAPP: (21) 99991-8808

Viva sem Varizes com tratamento e prevenção

A melhor maneira de prevenir o aparecimento das varizes é começar desde a puberdade a se precaver, evitando certos hábitos e atitudes que podem agravar um possível quadro de tendência hereditária.

Quando ainda jovem, procure se informar com seus parentes diretos – pais, avós, irmãos mais velhos, tios e primos – sobre a incidência de varizes e outras doenças vasculares como flebite, erisipelas e tromboses, em sua família.

Caso tenha uma forte presença de casos de varizes entre os familiares, será prudente realizar uma avaliação com um Angiologista, para que seu caso seja bem avaliado, mesmo que ainda não possua varizes.

Se você não possui varizes e na sua família são raros os casos dessa doença vascular, isso não garante que você não apresentará no futuro alguns vasos varicosos que virão a prejudicar sua estética das pernas. Portanto, mesmo assim, é bom que saiba algumas importantes condutas preventivas desde já.

O que fazer para prevenir as varizes desde a adolescência?

– Primeiramente, ter uma vida saudável com uma alimentação mais natural (sem excessos de carboidratos e glúten, evitando Fast Food) para que assim o seu peso não se exceda em relação a sua altura, trazendo um sobrepeso que agravaria seu quadro estético vascular.

– Manter um programa de atividades físicas regulares orientadas, com caminhadas e exercícios lúdicos (ciclismo, vôlei, dança, corridas, natação) ou na academia (alongamento, musculação leve e jumping).

Reforço que os melhores exercícios para prevenção às varizes são: a CAMINHADA DIÁRIA, o maravilhoso hábito de ANDAR DE BICICLETA e NADAR. Mantenha estas atividades (caso apresente algo que dificulte esta prática, procure um médico para lhe ajudar a, o quanto antes, programar suas caminhadas e pedaladas).

– Faça uma ótima HIDRATAÇÃO. Durante estas atividades e mesmo fora delas, mantenha sempre o permanente e fundamental hábito saudável de BEBER ÁGUA fresca, de forma plena. Não espere a sede para se hidratar.

O hábito de beber água deve ser o mais frequente. Para isso, mantenha sempre à mão uma garrafa d´água durante as atividades do dia a dia. Mesmo no seu carro ou no trabalho, tenha em sua mesa uma caneca com água fresca e deguste este verdadeiro ”bálsamo do bem viver ” a cada momento. Beba em pequenos goles. Como se diz na sábia cultura oriental: “Água se bebe mais devagar do que se come e deve ser salivada”.

Saiba que você é constituído de 70% de água, seu sangue de 90% e que, durante o dia, você perde aproximadamente 2 litros. Portanto, repor água é imprescindível para uma boa circulação e seu organismo todo agradecerá.

– Outra boa conduta, que muitos benefícios trazem ao organismo e ajuda na prevenção de desconfortos vasculares, é a Drenagem Linfática Manual. Recomendo as nossas pacientes, há mais de 25 anos, este tipo de massagem suave e relaxante. Quando praticada com regularidade, ouvimos relatos frequentes de melhora da estética geral e principalmente dos sintomas vasculares, como: dor, peso, edema e cansaço nas pernas.

– Um importante fator a ser evitado, por influenciar no desequilíbrio do organismo e consequentemente na formação das varizes, é o ESTRESSE EXCESSIVO. EVITE. Os portadores de varizes poderão agravar seu quadro vascular varicoso se tiverem uma vida muito descompensada e tensa. Então, procure o equilíbrio nas relações e afazeres, evitando, dentro do possível, situações de muito estresse no seu dia a dia. Mantenha o foco, momento a momento. Como digo, informalmente aos pacientes, para assim evitar as furadas de agulhas que serão necessárias para esclerosar suas varizes adquiridas devido a este transtorno.

Até durante o trabalho você pode se prevenir dos desconfortos circulares e varizes

– Aos que ficam longos períodos sentados no escritório, recomendo exercícios simples com a movimentação das pernas. Um pequeno

alongamento, suavemente flexionando e estendendo as pernas e pés, a cada meia hora de trabalho. Faça, a cada alongamento, ou flexão do joelho, uma extensão do pé apoiando de forma alternada a ponta e calcanhar para ajudar a bombear a circulação venosa de retorno. Isto diminuirá a estase venosa nas pernas e favorecerá o fluxo de sua circulação.

Evite ficar longos períodos sentado em posição viciosa sem movimentação.

Procure também, dentro do possível, de acordo com o seu tipo de trabalho, andar um pouco mais ou simplesmente levantar-se mais vezes para alongar o corpo e diminuir os efeitos da postura viciosa sentada.

Em casa, nos momentos de lazer, abuse dos benefícios das PERNAS PARA O AR.

– Habitue-se diariamente a repousar com pernas elevadas. Sempre que puder, coloque as pernas para o alto, suas veias agradecerão. Saiba que esta é a melhor maneira de diminuir a tensão sobre os vasos ao final de um dia de atividade. E, consequentemente, ajudará a evitar as desconfortáveis varizes.

Se a sua circulação começa a dar sinal de mal funcionamento com a presença de varizes, aproveite para tratá-las o quanto antes. E, com estas e outras condutas preventivas indicadas por seu médico angiologista, tenha uma vida mais saudável e pernas sempre belas, livres das varizes.

E se as varizes já estão presentes em suas pernas há mais tempo, saiba que, a cada dia, os tratamentos estão menos dolorosos e mais eficientes. Como a escleroterapia com espuma densa. E o que é melhor, junto a prática das recomendações médicas preventivas ao seu caso, elas não voltarão tão cedo.

Abaixo, no vídeo, uma sessão de escleroterapia realizada em nossa clínica:

Clínica Varizes.com – “Mais que estética, bem-estar.”

Dr. Edson A Neves

Angiologista e Cirurgião Vascular formado pelo Serviço do DR. Rubens Mayall (Gamboa /RJ)
Membro da Sociedade Internacional de Linfologia
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Prof. do Curso de Homeopatia da S.C. da Misericórdia do RJ

Pós-graduado em:
Angiologia e Cirurgia Vascular
Patologia Clínica
Homeopatia

Veja também

Verão 2020 com Belas Pernas sem varizes

O Brinde à Saúde deveria ser sempre com Água. Um Brinde à Saúde Vascular!

Tratamento de Varizes com Espuma Densa no Rio de Janeiro

Tratamento de varizes sem cirurgia com a Espuma Densa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online Marque sua consulta online!